quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Parabéns!

A equipe da IBC Brasil deseja muito sucesso profissional a todas as secretárias executivas do Brasil!

É um prazer poder participar deste dia tão especial com mulheres que conseguem com sucesso equilibrar a vida pessoal e profissional.

Um beijo a todas vocês!
Equipe IBC

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Novo ponto de encontro!

Nós da IBC temos mais uma novidade!

Estamos também no twitter especialmente para nos aproximarmos ainda mais de você!

Confira esta nova ferramenta, acessando: http://twitter.com/secexecutivaibc

O que você achou? Deixe aqui a sua opinião!

Abraço e um excelente fim de tarde!

terça-feira, 15 de setembro de 2009

O poder do batom: liderança feminina como vantagem competitiva

Artigo interessante:

17/08/2009 - Cabeça de Líder - Cesar Souza

A incorporação da inteligência feminina no processo decisório das empresas como fonte de vantagem competitiva tem sido um dos argumentos mais freqüentes quando se analisa formas de aumentar, nesse momento de crise e incertezas, a competitividade de produtos, negócios e empresas. Várias empresas no Brasil começam a adotar uma “Gender Policy”.

Aprisionadas por uma cultura empresarial onde predominavam crenças como “Você é pago para fazer e não para pensar” ou pelo célebre “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”, as empresas da Era Industrial desperdiçaram o potencial da competência feminina, confinando-a a tarefas rotineiras e subalternas, na obsessiva busca da economia de escala.

Acontece que na Era dos Serviços na qual vivemos, a matéria prima básica é a imaginação humana, a criatividade, a inovação. As empresas que desejam sobreviver nesse novo cenário não podem mais se dar ao luxo de selecionar apenas uns poucos para pensar enquanto engaiola a maioria da sua força produtiva na execução. Também não podem mais prescindir do emocional das pessoas e contar apenas com seu lado racional no dia-a-dia do trabalho.

O compartilhamento do poder decisório com as mulheres no mundo corporativo passou a ser questão de sobrevivência das empresas competitivas. Essas empresas precisam de todos pensando, criando, inovando. E precisam utilizar melhor a diversidade de seus talentos, verdadeira riqueza que tem sido negligenciada pelas exigências de padronização de comportamentos até há pouco vigentes. Talento criativo não tem sexo, cor, nacionalidade, tamanho ou idade.

É importante ter em mente que o sexo feminino já é maioria na população em 25 dos 27 estados brasileiros. As mulheres serão muito mais aptas que ninguém para desenhar produtos e serviços capazes de realizar o sonho e encantar essa crescente massa de consumidoras femininas nos grandes centros urbanos. Essa tendência salta aos olhos nos Estados Unidos, onde cerca de 8 milhões de empresas já são dirigidas por mulheres.

Não se trata de defender uma suposta supremacia feminina na liderança dos negócios. Mas sim da heterogeneidade de percepções que a mistura de sexos proporciona. Uma empresa com homens e mulheres na direção tem uma visão muito mais ampla que aquelas onde apenas os homens comandam.
Não é por mera coincidência que em todas as recentes listas das “Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil”, parte considerável dos cargos gerenciais estejam sendo ocupados por mulheres. Provavelmente essa é uma das razões para essas empresas serem classificadas entre melhores nesse momento em que a caça ao talento virou um dos esportes favoritos das empresas vencedoras.
Algumas características do universo feminino que, de forma preconceituosa, eram consideradas como fraquezas —impulso para acomodar situações, sensibilidade para a necessidade dos outros, preocupações comunitárias, etc.— viraram vantagens no mundo corporativo atual.


Além disso, todos sabemos que as mulheres valorizam mais o trabalho em equipe; são mais perseverantes e constantes; são menos imediatistas e mais capazes de raciocinar no longo prazo; sobrevivem melhor em tempos de aperto; possuem maior abertura e flexibilidade para o aprendizado constante. Todas essas são características naturais nas mulheres.

Ironicamente, as empresas gastam verdadeiras fortunas tentando desenvolver essas características entre seus dirigentes predominantemente masculinos. Pense em apenas duas delas: capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo e flexibilidade. Convenceu-se do argumento? Felizmente, o “poder do batom” está se tornando uma realidade sem a radicalização que caracterizou os primeiros passos do movimento feminista e as mulheres competentes têm evitado a tentação de imitação do universo masculino.

Felizmente também não se pensa em um “sistema de cotas” para mulheres. O único sistema válido para promover pessoas é o da Meritocracia. Mas precisamos incluir as mulheres nas avaliações de potencial e de mérito. Não podemos mias nos dar ao luxo de excluí-las e prescindir da inteligência feminina nas nossas empresas. As mulheres têm um grande papel a desempenhar nesse momento de crise e de incertezas, dotando as empresas de vantagem competitiva inquestionável.
Faça seu comentário!


Por César Souza (presidente da Empreenda, empresa de consultoria em estratégia, marketing e recursos humanos, além de autor e palestrante)

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Faça Parte Deste Encontro Histórico: Inscreva-se até 25/09/09 e Aproveite o Desconto Especial!

Edição Comemorativa do 10° Encontro Anual de
Secretárias Executivas
23 e 24 de outubro em São Paulo

O que você está esperando para garantir a sua vaga?

Ferramentas Inovadoras e Injeção de Ânimo para o Dia-a-Dia = A Combinação Perfeita para Melhores Resultados

Como inovar a rotina e ser cada vez mais eficiente, surpreendendo no desenvolvimento de todas as atividades e responsabilidades do dia-a-dia?

Na correria do dia a dia, muitas vezes ficamos acomodadas e não percebemos que já não estamos rendendo como deveríamos, o que geralmente acaba afetando também a nossa vida pessoal. Este é o momento ideal para refletirmos e reciclarmos os nossos conhecimentos, buscando inovar as técnicas utilizadas para assim, garantir a motivação diária e ser uma profissional de sucesso. Na décima edição da Conferência de Secretárias, a IBC promoverá um evento para que você tenha uma oportunidade de fazer uma reflexão sobre sua vida profissional e pessoal, fazendo um balanço do que pode e deve ser melhorado e apresentando novas técnicas para ajudá-la nesta difícil tarefa.

Confira alguns destaques da programação deste evento especial:

*Desenvolva Habilidades e Garanta Excelência na Comunicação com Clientes Internos e Externos

Por Rogério Martins, Sócio-Diretor, PERSONA CONSULTORIA

*A Transição de Secretária para Assessora em Gestão - A Carreira Secretarial: Como se Destacar em Tempos de Crise
Vivian Maerker Faria, Diretora, SEC TALENTOS HUMANOS

*Um Exemplo a ser Seguido - Saiba Por que Vale a Pena Criar um Grupo de Secretárias em sua Empresa
Denise Zaninelli, Assessora Executiva da Presidência, GRUPO FLEURY

*Terapia Quântica – O Segredo do Sucesso Está dentro de Você! Saiba Como Orientar seus Pensamentos Positivamente para Atrair o que Desejar
Simone P. Gentile

Prepare-se para um Momento Emocionante com o Querido Dudu Braga! Nosso Presente de Aniversário para Você!


Acesse o link e analise a programação completa!