quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Secretária Sustentável

Vi uma notícia esses dias e achei que seria interessante compartilhá-la com vocês.
Foi publicada na revista 'Isto é' do dia 28 de janeiro de 2009.

Foi realizada uma pesquisa na Universidade de Harvard nos EUA com equipamentos de última geração para medir o quanto de energia é gasto por um computador ao realizar uma simples busca no Google.
A pesquisa constatou que a cada duas buscas no Google (devido ao aquecimento da maquina e os próprios coolers) geram a emissão de 14 gramas de dióxido de carbono na atmosfera. A princípio, não parece nada tão grave, entretanto ao multiplicar isso por 200.000.000 de buscas diárias feitas em todo o planeta a situação se torna mais preocupante. A empresa de consultoria Gartner Group revelou que esse setor é responsável por 2% de todas as emissões de dióxido de carbono na atmosfera. E as emissões tendem a crescer 5% ao ano!
Tendo ciência disso a Google lançou uma versão verde (na verdade preta) de seu site de buscas. O chamado "Blackle" possui um fundo preto e com isso consegue economizar o equivalente a 14 watts por acesso o que pode contribur para o problema não se agravar tanto. Sendo assim, aqui vai a sugestão para aqueles que usam o Google ou possuem seus próprios sites, blogs, etc (se se interessarem em deixar um fundo do tipo do Blackle) e se preocupam com o meio ambiente e o com o aquecimento global. Salvem como pagina inicial ou favoritos: http://www.blackle.com/ vale a pena, alías no próprio site é mostrado a quantidade da watts que estão sendo economizados por hora!

Acredito que se cada um realizar pequenas ações pensando em um todo, podemos ajudar a dimuir os impactos causados quase despercebidamente em nosso cotidiano!

Pensem nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário